quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ALIMENTAÇÃO: Após o desmame, que ocorre em torno do 45º dia, o filhote deve ter no mínimo 4 refeições: café da manhã, almoço, jantar e uma última refeição da noiteOs filhotes passam a comer menos a medida em que vão crescendo assim, reduzir o número de refeições gradativamente. O adulto (a partir de 1 ano) come 2 vezes ao dia .Restos de comida, doces, massas e tudo o que estiver fora da relação "alimentos" deve ser evitado mesmo que o cão goste ou queira comer. O cão que "pede" comida da mesa dos donos deve ser repreendido ou retirado do local das refeições familiares.
Ração para filhotes - utilize papinha desmame para filhotes ou rações próprias para filhotes em forma de papa (amolecida em leite ou água morna), 3 a 4 vezes ao dia. Ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. Sempre que trocar a ração deve-se misturar a nova ração com a que está sendo administrada, por uma semana, reduzindo a mesma aos poucos até ficar com a ração desejada. Observe sempre que a ração utilizada seja de excelente qualidade (bem balanceada: taxas de minerais, proteínas e vitaminas dentro de um valor ideal para o tipo e faixa etária do animal), esteja dentro do prazo de validade e bem conservada. Nunca compre ração a varejo
Leite - utilize leite de cadela em pó ou leite de cabra, mais parecido com o leite de cadela do que o leite de vaca Leite de vaca pode ser dado, preferencialmente o de baixa lactose, observando se o animal apresenta diarréia. Caso ele não apresente, oferecer o leite puro ou mingau (1 colher de Neston ou Farinha Láctea em 1 copo de leite puro ou diluído) , 1 a 2 vezes ao dia.
Comida Caseira - a base de carne (40%) , arroz e legumes (60%) cozidos com pouco sal. Deve ser dada apenas quando o filhote não aceita a ração porém, devemos insistir com esta última por vários dias experimentando outras marcas de ração, caso necessário. Oferecer a comida caseira 2 vezes ao dia e outras 2 refeições a base de mingau e frutas não ácidas (maçã, pêra, mamão...).
Petiscos - Frutas não ácidas, verduras e legumes em geral podem ser oferecidos como petisco, desde que em pequena quantidade para que o cão não substitua a refeição. Frutas muito gordurosas, como o abacate, deve ser evitadas ou oferecias em quantidade mínima. Dê preferência por produtos orgânicos (sem agrotóxicos) e crus.

Nenhum comentário: